

Na sua residência você pode ter um espaço delimitado como despensa de alimentos e bebidas, ou pode ter na cozinha, parte do armário com esta finalidade de armazenar mantimentos, independente do layout da residência. as dicas que daremos aqui podem ser aplicadas em qualquer formato.
- Faça uso de potes: todo alimento aberto, em uso precisa ser armazenado, vedado corretamente. Sugerimos optar por 2 características:
* que sejam herméticos (conservação dos alimentos e suas propriedades) e que sejam transparentes (para ter visualização fácil do item).
** Se optar por plástico, resina ou PS que seja BPA free, sugerimos sempre que possível os de vidros (reforçando o cuidado no manuseio, pela higiene e
facilidade de limpeza e não fixar odor e bem cor) - Confira cada embalagem: verifique a validade e coloque a frente, para o próximo uso os de validades com data mais próxima, certifique se a embalagem está violada, aberta, se tem alguma presença de bichinhos, alteração no cheiro e qualquer dúvida ou sinal, descarte, mesmo estando dentro da validade. Rótulo virado para frente.
- Monte a lista de compras: e faça o controle do estoque e da compra, para ver o tempo de consumo, ter sempre anotado o que se tem, atualizar, para comprar os itens realmente necessários.
- Monte o cardápio: se possível quinzenal, no mínimo mensal, para dar prioridade no que tem em estoque, antes de ter produtos vencidos, e comprar o que falta, já sabendo o cardápio, quantidade certa e o planejamento de consumo.
- Crie categorias: organize por categoria de produtos e disponha de forma que tenha lógica para quem for procurar, e também por questão de peso, visibilidade, os mais pesados embaixo, faça uso de cestos organizadores para criar os corredores, facilitar o acesso quando a despensa é profunda, enlatados que são mais baixos, precisam está a frente. Ter grupos de salgados, doces, temperos, grãos, guloseimas fora do campo visual das crianças.